E aí, Bruto, tudo bem? Vamos lá dar aquele puxão de orelha. Como vocês sabem, este blog é exclusivo e dedicado a ajudar homens, mostrando o meu ponto de vista em determinadas situações. No entanto, algumas digníssimas mandam mensagens com perguntas e, se essas perguntas ajudarem vocês a se desenvolverem, eu passo aqui e trago o meu ponto de vista. Uma coisa que está se tornando comum é o homem fraco que não tem capacidade de lidar com um casamento, porém, totalmente tomado pela emoção, esses homens casam e acabam ficando dependentes dos pais para tudo. Eu já falei e sempre vou falar: o homem é o líder, o exemplo, o porto seguro. Se o homem depende dos pais para tomar decisões ou financeiramente, como esse homem terá o respeito da sua mulher? Provavelmente não. Um casamento onde o homem tem esse comportamento está condenado ao fracasso, e, às vezes, pode haver traições. Então, bora identificar se você tem esse problema, Bruto.
Reconhecendo os Sinais de Dependência Parental
A dependência dos pais no casamento pode já começar no namoro, muitas vezes de forma sutil, e com o tempo, ela vai aumentando e você vai se tornando cada vez menos homem.
- Consultas Constantes aos Pais para Decisões Importantes Quando você tem algum problema familiar e sente a necessidade de pedir a opinião dos seus pais, muitas vezes corre para contar a eles e validar se você está certo, errado ou qual decisão tomar.
- Falta de Autonomia Financeira Não consegue administrar seu salário e vive pedindo dinheiro para seus pais. Bruto, não tem como a pepeca da mulher ficar molhada para um homem que não faz grana e ainda depende dos pais para manter a casa.
- Prioridade Excessiva para a Opinião dos Pais Você acha a opinião dos seus pais mais importante do que a da sua esposa. Imagine a cena: sua esposa fala algo com a qual você não concorda, mas aí vem seus pais e falam a mesma coisa; você apoia. Ou ela fala algo que seus pais discordam e você pede a opinião deles e segue o que eles acham certo.
- Envolvimento Frequente dos Pais nas Questões do Casal Seus pais interferem nas brigas, dando conselhos. Nesse caso, não importa se eles estão do lado da esposa ou do seu lado; o que importa é se eles tomam conta da situação e ajudam vocês a se entenderem durante as brigas. Você recorre a eles ou simplesmente eles entram sem serem chamados.
- Falta de Comprometimento com a Parceria Você costuma colocar coisas que são prioridade para seus pais na frente do que é prioridade para o casal. Ou seja, deixa de fazer algo, como mudar uma viagem de negócios, porque acha que a distância pode ser ruim para seus pais, apesar de um emprego melhor ou uma cidade melhor ser benéfica para o casal.
- Morar no Fundo da Casa dos Pais Você mora com os pais e só vai sair de lá se um dia eles morrerem. Bruto, isso é muito comum e, definitivamente, todos os outros problemas podem ser resolvidos só saindo da casa dos pais.
Como Mudar e Preservar Seu Casamento
Se você identificou que pode estar dependente dos seus pais e quer mudar esse comportamento para salvar seu casamento, siga estas estratégias para desenvolver uma maior autonomia e fortalecer seu relacionamento:
- Avalie Seu Comportamento Primeiro, faça uma autoavaliação. Na lista acima, qual dos itens você pratica? Se você descobriu que depende muito dos seus pais e que seu casamento está afundando por isso, então você precisa tomar atitude e mudar isso. Não adianta querer uma mulher submissa se você não é um homem de alto valor. Se quiser saber o que é um homem de alto valor, pode ler este artigo “O que é ser um homem de alto valor?“
- Estabeleça Limites Claros Bruto, se você mora na casa dos pais, eu já digo: pode mudar de casa. Não existe isso. Quem casa, quer casa. Porém, se não consegue mudar de imediato, então você deve estabelecer limites. Seus pais não devem se meter nos problemas do casal, mesmo que sua esposa esteja completamente errada. Você deve dizer: “Pai, mãe, deixe que eu me resolva com a fulana. Agradeço a preocupação, mas esse é um problema nosso”. Outra coisa: você não deve permitir que seus pais falem mal da sua esposa, mesmo que ela não esteja presente. Isso dá liberdade para eles fazerem mais coisas.
- Fortaleça Sua Autonomia Financeira Se você não tem grana suficiente para manter seu casamento, nem deveria ter casado. Então, Bruto, vá trabalhar de Uber, vender balinhas no sinal, tudo que for dentro da lei e que possa aumentar sua renda você deve fazer. Com o tempo, pode estudar e buscar outras formas de ganhar dinheiro, mas depender dos pais para manter a casa ou morar com eles está fora de questão.
- Desenvolva Habilidades de Tomada de Decisão O fato de você tirar seus pais da jogada, impedir que eles se metam em seu casamento, mudar da casa deles (caso more) ou buscar outra fonte de renda, só isso já faz parte do processo de tomada de decisão. Perceba como você está tomando a frente do casamento. Então, deve seguir nesse processo, liderar, manter a casa e trazer conforto para sua família.
Conclusão
Bruto, a dependência dos pais é algo muito comum nos tempos de hoje. Porém, você deve se policiar e não deixar isso acontecer. Às vezes, você pode ser um cara que mora com os pais junto com sua esposa e não perceber isso. No entanto, as chances de isso acontecer caso more com os pais são altas. Para casar, você precisa ter grana para manter a casa e trazer conforto para sua esposa. Estou falando de esposa: mulher submissa, que te admira, respeita, faz sexo de qualidade e em quantidade necessária. E você deve ser o marido provedor e líder. É impossível ser líder se depende dos seus pais.